quarta-feira, 1 de julho de 2009

Breve Histórico do Nascimento da Diplomática e Surgimento da Arquivologia

BREVE HISTÓRICO

O século XVII registra o nascimento da diplomática, a partir do esforço de algumas ordens religiosas em provar a autenticidade de pergaminhos antigos.
No século XIX verifica-se o surgimento da arquivologia, como uma extensão da diplomática, e a adoção, pelos historiadores, daquela disciplina como um ferramenta da crítica documentária, visando avaliar validade dos documentos medievais como fontes históricas.
O final do século XX assiste à redescoberta da diplomática pelos arquivistas. A possibilidade de integração dos princípios e conceitos dessa disciplina aos da arquivologia é vista, por aqueles profissionais, como o caminho seguro para o bom gerenciamento arquivístico dos documentos de hoje, especialmente os eletrônicos, e leva ao nascimento da chamada diplomática arquivística contemporânea.
De acordo com Rousseau e Couture (1998), a palavra arquivo vem do grego archeion e na Grécia antiga, designava palácio do governo, setor de documentos, depósito de documentos originais, sendo que o prefixo arch significa autoridade, comando. O mesmo termo, segundo Silva, “irá ser transmitido aos romanos e primeiros cristãos (...) cristalizado sob a forma latina de archivun” (Silva ET Alii, 1998:53).
A palavra diplomática vem do grego diploo, verbo que significa “eu dobro”, o qual dá origem à palavra diploma, que significa dobrado, isso porque na Antiguidade clássica essa palavra se referia a documentos escritos em duas tábuas, unidas por uma dobradiça, chamadas dípticos. No Império Romano, a palavra diploma se referia a determinados documentos emitidos pelo imperador ou pelo Senado, tais como decretos concedendo privilégios de cidadania e de matrimônio a soldados que haviam dado baixa. Assim, naquela época, a palavra diploma significava documento emitido pela autoridade soberana e de forma solene.
Em relação à diferença entre os termos diplomática e diplomacia, embora ambos tenham a mesma origem etimológica, Duranti (1998:35) esclarece que o primeiro “é uma adaptação moderna do latim res diplomática”, expressão usada pela primeira vez com o sentido de análise crítica das formas de diplomas. Já o termo diplomacia, segundo a mesma autora, “vem do francês diplomatie, refere-se à arte de conduzir negociações internacionais, as quais resultam na compilação e na troca de documentos oficiais, denominados diplomas”.

*Fonte: Trechos retirados do livro: RONDINELLI, Rosely Curi. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos: uma abordagem teórica da diplomática arquivística contemporânea. FGV Editora, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário