quarta-feira, 24 de junho de 2009

Curiosidades sobre Produção Audiovisual

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Tecnólogo

Fazer curtas e longas-metragens, videoclipes, filmes de publicidade e audiovisuais para a TV é a atividade desse tecnólogo. Esse profissional participa de qualquer etapa da produção: roteirização, filmagem ou gravação, iluminação, fotografia, sonorização e edição de imagens. Ele também presta assistência, elabora orçamentos e faz a divulgação e a comercialização de produtos multimídia. A carreira oferece oportunidades em emissoras de TV abertas e por assinatura, rádios AM e FM de todos os portes, canais comunitários e alternativos, produtoras e estúdios de áudio e vídeo e agências de propaganda.
Segundo o Dicionário Houaiss, produção é o ato de produzir, mas também o resultado deste ato, e portanto o volume do que se produz, a capacidade de produzir e mesmo o próprio produto. No campo do audiovisual, e particularmente no cinema, produção pode ser:
· o conjunto de todas as fases necessárias para a realização de um filme ou produto equivalente;
· apenas as fases intermediárias da realização audiovisual, as que se situam entre a pré-produção e a pós-produção, compreendendo basicamente a etapa de filmagem;
· o trabalho ou a atividade do produtor cinematográfico;
· (em algumas circunstâncias) sinônimo de filme, no sentido de produto audiovisual.

A produção de uma obra audiovisual é um trabalho em grupo, envolvendo uma enorme quantidade de profissionais, serviços e equipamentos.

Claquete: uma pequena lousa onde está marcado o número da cena, do plano e do take além do nome do vídeo e um espaço para observações. Ela deve ser preenchida e filmada por cerca de 10 segundos antes de cada take. Se o som estiver sendo captado por um gravador externo (não pela câmera) Ela deve ser ditada e ter capacidade de produzir um ruído seco que corresponda a um movimento rápido e preciso na imagem (normalmente uma haste de madeira presa à claquete é usada para isto). Este som e movimento vão permitir que o vídeo e o audio sejam rapidamente sincronizados na edição.

Movimentos de Câmera

Panorâmica (Pan): quando a câmera gira em um eixo paralelo ao plano do filme. Pode ser horizontal, vertical, invertida horizontal, invertida vertical.


Traveling: Movimento onde a câmera anda sobre um caminho. Pode ser horizontal, vertical, in ou out.



Zoom: Movimento de lente que aproxima ou distancia o objeto, alterando também a profundidade de campo (distancia aparente entre o fundo e o objeto). Pode ser In ou Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário