http://www.cpce.unb.br/unbtv/
Centro de Produção Cultural e Educativa - CPCE
Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro
ICC Norte Subsolo nº 576 Brasília - DF CEP 70910-900 • www.cpce.unb.br/unbtv • Universidade de Brasília
DOCUMENTO 1: SUGESTÃO DE PAUTA
DOCUMENTO 2: CONTROLE DE EDIÇÃO
Controle de Edição: trata-se de documento elaborado com a finalidade de se manter um controle de o que? Com quem? e como? esse vídeo será produzido, definindo membros da equipe, dia da filmagem (reportagem), início e fim da edição, assim como seu tempo de duração.
DOCUMENTO 3: CONTROLE GERAL DE PROGRAMAS
Controle Geral de Programas: Trata-se de documento produzido com a finalidade de especificar em qual programa será exibida a matéria após o processo de produção, informando a data que a filmagem entrará no ar, seu tempo real de duração e a descrição de um código próprio para agilizar no processo de localização dessas imagens.
Esses documentos são arquivados como prova do trabalho desenvolvido pela equipe do Centro de Produção Cultural e Educativa – CPCE, e claro, arquiva-se uma fita contendo o trabalho final daquela edição. Compondo assim, seu acervo áudio visual.
Conclusão
A análise diplomática e tipológica pode constituir uma facilidade a mais nos trabalhos de avaliação documental. No decorrer do curso foi comum a aplicação da proposta metodológica em várias atividades realizadas em aula, estas informações ajudaram a esclarecer alguns conceitos relacionados ao estudo diplomático e tipológico, entre eles é importante destacar os príncipios fundamentais da Arquivística como a proveniência, unicidade, organicidade e indivisibilidade, mas apena estes princípios não são suficientes para configurar um documento de arquivo, é necessário considerar outros fatores. Os documentos apresentam elementos extrínsecos e intrínsecos que o delimitam com um documento verdadeiro, apontando para a autenticidade e veracidade que deve apresentar.
A partir das características dos princípios e fatores mencionados anteriormente, a espécie documental pode ser identificada pela disposição e a natureza das informações apresentadas, ao definir a espécie documental, ela terá uma função administrativa ou arquivística para definir qual a atividade que o documento configura em seu em seu ambiente e para que ele foi criado, por isso a necessidade de inserir o documento em um estudo de arquivo.
A classificação de um acervo documental para adquirir uma boa funcionalidade depende da influência da ação dos princípios fundamentais da Arquivística e das características que compôem a análise diplomática e tipológica. Ao longo do semestre foi possível entender a importância dos estudos diplomáticos e tipológicos na análise de cada documento, com a aplicação desta padronização tem-se em cada espécie documental um resultado preciso. A aplicação da análise diplomática e tipológica dos documentos neste semestre inclui, também, a utilização de uma nova ferramenta de trabalho, a partir da sugestão do Professor André Lopez, a criação do "Blog" demonstra como pode ser bem direcionada a aplicação das novas tecnologias no cotidiano dos arquivos.